domingo, 3 de abril de 2011

Caipirinha, caipifruta...

Ingrédients

Des fruits coupés en morceaux, du sucre, des glaçons et de la cachaça.

La cachaça c'est l'eau de vie brésilienne, c'est l'alcool obtenu par la fermentation du jus de canne à sucre.

Pour la caipirinha, couper un citron en 8 morceaux et retirer la partie blanche centrale, responsable de l'amertume. 
Placer les morceaux dans un verre et verser une bonne cuillère à soupe de sucre de canne en poudre. 
Bien ecraser le tout jusqu'à l'extraction du jus. 
Rajouter quelques glaçons simples, puis completer avec de la cachaça jusqu'à un doigt du bord et bien melanger.

Pour la caipifruta,  remplacer le citron par de fruits tropicaux: goyave, fruit de la passion, acérola, ananas, etc.
Décorer le verre avec le fruit choisi.

Note: Il y a la version caipiríssima, où on remplace la cachaça par la vodka.

2 comentários:

  1. Raquel, boa tarde. Já a algum tempo, e põe tempo nisso, estou "montando" uma cozinha em meu pequeno quintal ou minha pequena área. Consegui fazer meu fogão à lenha com um enorme forno para poder assar minhas leitoas, fazer meus torresmos ASSADOS também e não fritos, minhas Paellas e... por ai vai.
    Como eu tenho uma plantação de ARARUTA em minha granja "passeando" pelo seu blog,muito legal, muitas recordações e casos que você passou para os seus seguidores, parabéns, fiz a cópia da sua receita de SUSPIRO DE ARARUTA e como eu tenho bastante em minha casa resolvi fazê-la. Espero não aborrecê-la, não a estou corrigindo é só mesmo para entender, ok? Eu queria saber do procedimento quanto à temperatura do forno, se é necessário untar ou polvilhar a forma, +ou- qto tempo de forno?
    Desculpe o incômodo. Aguardo sua resposta e obrigado.
    MAZOLA.
    mazolashow@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mazola,
    Desculpe a demora da resposta.
    Como eu disse na receita do suspiro de araruta, a receita saiu do caderno de receitas da minha mãe. Lembro-me bem dos suspiros, mas não cheguei a fazê-lo recentemente.
    Como antigamente os fogões não tinham todos os recursos e graduações de temperatura como hoje, o que posso te dizer é que era feito com temperatura alta (entre 180º e 200º).
    A forma era untada com óleo.
    Logo que eu achar a araruta por aqui (ao contrário de você, o difícil aqui é achar essa "danada"!
    Obrigada pelas palavras de estímulo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...