Minha mãe fazia...
Minhas irmãs, nunca!
Como é uma sobremesa forte, sempre fiz para meus filhos.
Nem acho que é difícil como dizem!
Nos tempos de minha mãe, era preciso limpar os pés de boi, cortar e, depois de bem cozido, passar por uma peneira, depois coar em um pano...
Hoje é mais fácil!... só é demorado... Mas compensa, pois é uma delícia!
Ingredientes
1 litro de leite;
1 quilo de açúcar (eu uso uns 700 gramas);
4 ovos.
Modo de fazer
Cozinhar bem os pés com água, na panela de pressão, até se desmancharem.
Levar ao fogo com o açúcar e a canela, até dar o ponto e, por último, acrescentar os ovos batidos juntos e peneirados.
Despejar, ainda quente, nas formas desejadas e deixar esfriar.
Se quiser que fique mais firme, levar à geladeira.
Dicas
1. Para verificar se está no ponto certo, despejar uma colherinha da massa em uma xícara com água fria. Quando a geléia não se desfizer por completo, pode tirar do fogo.
2. Às vezes, logo que colocamos os ovos, a geléia "talha" um pouco. É só bater novamente no liquidificador e ela fica lisinha de novo.
não é a geleia que eu conheço, até a cor é diferente, a que eu conheço é de cortar e a cor dela depois de pronta é cinza, e nem é canela, mas sim cravos, mas não sei como é que eles a fazem lá em minas gerais. e leite é 2 litros e tem que secar lo no fogo.
ResponderExcluirOi, Carlos. Esta geléia também é de cortar e a cor dela é mais pra cinza mesmo. O leite seca no fogo sim. Já fiz com dois litros de leite para cada pé, mas a consistência é diferente (aqui em Minas a gente diz que fica "puxenta"). Com 1 litro de leite, ela fica com a consistência quase que de gelatina.
Excluir